Sara Miguel | ONLINE

May 29, 8:30am - 10:00am WEST. Hosted at Porto | Virtual | Zoom

part of a series on Nature


About the speaker

Sara Miguel é uma cantora portuense que iniciou os estudos musicais ainda criança. A paixão pelo canto manifestou-se desde sempre, mas só a considerou seriamente mais tarde, já na adolescência, começando pelo canto lírico e descobrindo finalmente o mundo de possibilidades do jazz aos 20 anos.

Desde aí conta com a frequência da licenciatura em Canto Jazz na ESMAE, dez anos de docência de canto em várias escolas especializadas no estilo e contactos musicais e de aprendizagem com vários músicos nacionais e internacionais - teve aulas e workshops com nomes como David Linx, Harjo Pasveer, Connie de Jongh, Sofia Ribeiro e Sara Serpa, e tocou com outros como Filipe Monteiro, Sérgio Tavares, Ricardo Pinto, Bruno Macedo, Richard Okkerse, Hugo Carvalhais, Gabriel Pinto, João Martins e Andreia Santos. Teve também oportunidade de participar numa masterclass com Bobby McFerrin, da qual trouxe para guardar na memória um pequeno dueto com o grande vocalista. A sua vocação para o ensino de indivíduos e grupos levou-a a participar como formanda na VII edição do Curso de Animadores Musicais da Casa da Música, onde recebeu formação sobre competências de trabalho musical em grupo e intervenção musical na comunidade. Lançou em Novembro de 2012 o seu primeiro disco, “Monção”, pela editora Numérica.

Depois de passar por várias escolas no Porto e Aveiro como docente e de pisar vários palcos com o seu quarteto de jazz e o seu duo acústico Peanut Butter Jelly, em 2014 mudou-se para a Ilha Terceira onde residiu por 5 anos. Nesse período, foi cantora residente da Orquestra Angrajazz, deu aulas de canto, ministrou formações especializadas e workshops de circle singing a grupos vocais e tocou regularmente em trio e quarteto. Foi também directora musical do Orfeão da Praia da Vitória durante um ano. Desde a chegada aos Açores, apostou também em ministrar momentos de formação noutras ilhas, nomeadamente São Miguel, Pico e Faial.

Em 2016 publicou pela Chiado Books o seu primeiro livro de poesia intitulado ‘Palavras Baixinho’, reunindo textos poéticos desenvolvidos durante a adolescência e até à idade adulta e reflectindo, por fim, a grande presença que a palavra escrita e a literatura sempre tiveram na sua vida.

No final de 2018 lançou o seu segundo disco, desta vez como mentora e vocalista do BRUMA Project, projecto que funde música açoriana com jazz e improvisação. O disco foi lançado na Terceira e apresentado em mais 4 ilhas açorianas numa tour de 15 dias.

Já em 2019, conceptualizou e apresentou dois concertos de tributo a Nina Simone para comemorar o Dia Internacional do Jazz na Terceira e no Pico - em Novembro será apresentado o mesmo espectáculo no teatro Micaelense em São Miguel. Mudou-se para a ilha do Pico para residir e trabalhar durante uma temporada, abraçando novos projectos artísticos e educativos e começou a trabalhar no seu primeiro registo discográfico de originais em duo com o músico João Belchior - sob o nome Blackbird, partilham a composição e escrita de temas originais em português e inglês. O EP de estreia foi gravado no Auditório da Madalena no Pico no Verão de 2019 e lançado nas plataformas digitais em Janeiro de 2020. O trabalho conta com um videoclip realizado por Diogo Rola e filmado na Fajã da Caldeira de Santo Cristo em São Jorge e aguarda lançamento ao vivo em concerto ainda em 2020.

Neste momento trabalha também com o guitarrista galego Marcos Fernandez - a residir no Pico no momento - num projecto direccionado para as apresentações ao vivo e que privilegia a world music, passando por heranças musicais dos 4 cantos do mundo.

Planeia gravar o segundo trabalho discográfico em nome próprio entre 2020 e 2021.

Local partners

Additional details

As CreativeMornings estão de volta no dia 29 de Maio falar de Natureza.

Vem ter connosco e descobre na primeira pessoa!