A promessa implica algo de criativo: a abertura para novas perspectivas, seja à partir da boa comunicação, do distanciamento da realidade ou do silenciar.

Paulo Duarte, o padre jesuíta e bailarino, conta-nos que o segredo para cumprir, ou manter as promessas, é ter em consideração o dinamismo da realidade (uma promessa pode ser renovada/reformulada). Segundo ele a criatividade está presente quando se ajuda alguém a viver bem a sua promessa e, na impossibilidade de cumpri-la, na conversa em busca de uma reconciliação. Na reformulação da promessa o silêncio pode ajudar, pois permite o distanciamento e observação da realidade à partir de outras perspectivas.

About the speaker

Paulo Duarte,sj. (1979 - Portimão) - Jesuíta, padre. Licenciado em Filosofia (Faculdade de Filosofia – UCP/Braga) e em Teologia (Facultad de Teología – UPComillas/Madrid), mestre em Teologia Fundamental (Centre Sèvres/Paris) com a tese “Tomorrow shall be my dancing day - pistas para um estudo teológico da dança e do corpo”.

Seus interesses de estudo e investigação estão relacionados com a Humanidade, no contributo da busca de sentido e reconciliação, a partir de questões como a corporeidade e a arte, pela dança, relacionando com a espiritualidade, pedagogia e acompanhamento. São muitas as pessoas que acompanha diariamente: em formações, conversas, orientação de retiros, celebração de missas e reconciliação.

Também a presença nas redes sociais e, ocasionalmente, em programas televisivos permite que viva uma comunicação mais ampla com a sociedade contemporânea.

Depois de anos de actividade educativa e pastoral no Colégio das Caldinhas, actualmente colabora com a Casa da Torre - Centro de Espiritualidade e Cultura (Soutelo - Vila Verde) e com o Centro Académico de Braga.

Tem dois livros publicados: Deus como Tu (2018) e Rezar a Vida - A experiência da fé no quotidiano (2019).

Crédito da foto: Pedro Sadio

Favorite quotes from this talk

No quotes yet. Sign in to tag a quote!

Photos from this talk See all

navigateleft navigateright

    *Crickets* Sign in to add a comment.