Amnistia Internacional Portugal - Academia Cidadã

Hosted at Palácio das Artes – Fábrica de Talentos

part of a series on Freedom


About the speaker

Manuel Cunha é o coordenador do grupo do Porto da Amnistia Internacional (A.I.) e formador da A.I. Portugal sobre Direitos Humanos.

A Amnistia Internacional foi criada em 1961 e passados 20 anos, em 1981, foi criada a Amnistia Internacional Portugal. A Visão da Amnistia Internacional é lutar por um mundo em que cada pessoa goze de todos os direitos plasmados na Declaração Universal dos Direitos Humanos e outros padrões internacionais de Direitos Humanos.

Patrícia Carreira é doutoranda em Artes, pela Universidade de Lisboa. Completou em 2009 o mestrado, em Realização, na Central Saint Martins School of Arts and Design (Drama Centre London) e licenciou-se na Escola Superior de Teatro e Cinema, em Teatro. Estagiou na Compañia Nacional de Teatro Clásico, em Madrid. Actualmente está a lançar a produtora Pata Filmes, é coordenadora no Chapitô e activista na Academia Cidadã.

O mote da Academia Cidadã foi lançado pelas pessoas que organizaram o Protesto da Geração à Rasca, realizado a 12 de Março de 2011, iniciativa que inaugurou uma nova forma de participação cidadã na Europa, ao ser convocado nas redes sociais e sem quaisquer apoios partidários nem sindicais. Inspirou uma série de protestos e de movimentos nacionais e internacionais, que ficaram conhecidos por “Indignados”, como o movimento “15-M” e “Democracia Real Já” ou o movimento “Occupy”.

A Academia Cidadã promove o aprofundamento da democracia, a dignidade da pessoa humana na sua diversidade, a multiculturalidade, a interculturalidade e a construção de uma sociedade universalmente livre, justa, consciente, crítica, solidária e fraterna.

Local partners

Additional details

O evento deste mês conta com dois oradores, uma nova casa e algumas surpresas especiais como parte da celebração do primeiro ano de CreativeMornings Porto.

This month’s event showcases two speakers, a change of venue and a few special surprises as part of the celebration of CreativeMornings Porto’s first anniversary!