O machismo e a masculinidade tóxica são estruturais e causam problemas tanto a mulheres quanto aos próprios homens. Ken Fujioka nos conta como isso o prejudicou em uma crise pessoal e como afeta o mercado publicitário como um todo.

“Homem que é homem aguenta o tranco” - assim como grande parte de nós, Ken cresceu ouvindo (e acreditando) em frases como essa. Após perceber o quanto esse machismo estrutural o prejudicou, impedindo-o de buscar ajuda durante uma crise, Ken passou a se incomodar com isso e prestar mais atenção a como a masculinidade tóxica afeta a todos, homens e mulheres, principalmente no mercado publicitário.

About the speaker

Ken Fujioka é sócio-fundador da ADA Strategy, consultoria estratégica ágil; é fundador e host do podcast de divulgação científica Naruhodo, que já tem mais de 180 episódios publicados; é produtor executivo do espetáculo InconscienteMente, que combina psicologia e mentalismo; é mentor para startups pela Endeavor Brasil; e é coordenador das rodas de conversa do Memoh em São Paulo, que discutem eqüidade de gênero, masculinidade e o papel do homem no combate ao machismo e suas consequências.

Publicitário de formação, atuou como estrategista por mais de 20 anos no mercado de comunicação, período em que foi sócio da saudosa agência Loducca e vice-presidente de planejamento & estratégia digital da J. Walter Thompson.

Foi um dos fundadores do Grupo de Planejamento, do qual foi presidente em duas gestões; foi coordenador do Bootcamp de Planejamento da Miami Ad School; e foi revisor técnico do livro “Verdades, Mentiras e Propaganda: A Arte do Planejamento” de Jon Steel.

Foi eleito Profissional de Planejamento pela ABP, Profissional de Planejamento pela APP, vencedor do Prêmio Caboré de Planejamento, vencedor do prêmio de estratégia Jay Chiat Awards e vencedor do Grand Prix do Effie Awards Brasil.

Em 2017, coordenou, ao lado de Ana Cortat, a primeira Pesquisa sobre Assédio no Mercado de Comunicação.

Favorite quotes from this talk

No quotes yet. Sign in to tag a quote!

*Crickets* Sign in to add a comment.