Começamos o ano com não apenas um, mas dois palestrantes muito especiais: a Paula Costa e o Valter Ziantoni, da PRETATERRA:


A PRETATERRA é uma iniciativa que se dedica à disseminação de sistemas agroflorestais regenerativos: sistemas de produção inspirados na dinâmica dos ecossistemas naturais, nos quais espécies florestais perenes são plantadas junto com cultivos agrícolas e criações animais. É um sistema produtivo que concilia a produção de alimentos com recuperação de áreas degradadas e provisão de serviços ecossistêmicos. 

Paula Costa é Engenheira Florestal e Especialista em Gerenciamento Ambiental pela ESALQ-USP e Bióloga pela UNESP, além de especialista e consultora em sistemas agroflorestais e silvicultura de espécies nativas e exóticas, com mais de 10 anos de experiência em sistemas de produção regenerativos. Possui conhecimentos avançados em dendrologia, botânica e identificação de árvores nativas. Com o Instituto Ouro Verde (MT) mapeou indicadores para avaliação de performance sistemas agroflorestais. Atuou também em ATER junto ao Museu da Amazônia. Desenvolveu projetos de restauração florestal, adequação ambiental, plantio direto de sementes florestais (muvuca), horticultura e fruticultura agroflorestal.  Foi coordenadora do grupo de pesquisa e extensão em sistemas agroflorestais da ESALQ – USP e coordenou a logística de campo e o desenvolvimento de pesquisas e inovação nos sistemas de produção agroflorestais da Fazenda da Toca.Valter Ziantoni é Engenheiro Florestal pela Universidade Federal do Paraná e Designer em Agrofloresta (MSc. Agroforestry) pela Bangor University; também é especialista em Gerenciamento pela FGV,  especialista em Relações Internacionais pela UFPR. Desenvolveu sua tese de mestrado no Lago Tanganyika (Zâmbia), junto ao ICRAF, trabalhando com a aplicação de conhecimento indígena local nas soluções sistematizadas para projetos sustentáveis. Possui mais de 15 anos de experiência em agrofloresta, incluindo gestão e coordenação de projetos, inventários florestais, monitoramento de espécies nativas  e classificação de produtos florestais na Amazônia. Possui ampla experiência em economia rural e modelos de desenvolvimento sustentável, com experiência internacional (Laos e Turquia) em zonas remotas e de conflito. Desenvolveu diversos trabalhos voluntários, principalmente na África e Ásia. Com vasto conhecimento no desenvolvimento e aplicação de ferramentas de aquisição de conhecimento local. Liderou também os projetos de pesquisa na seção de P&D da Fazenda da Toca.


Nosso encontro de Janeiro ocorre no dia 31/01, das 8h às 10h da manhã, e nos encontraremos na Vila da Terra, que fica na Av. das Corujas, 459 - Sumarezinho (Próximo à estação Vila Madalena, linha verde do metrô). Fique de olho nas nossas comunicações pelas redes sociais e newsletter para não perder a abertura das inscrições! 😉

No dia 06/12 das 8h às 10h, acontecerá nosso último encontro do ano: o #CMSilence. E para fechar com chave de ouro faremos um evento totalmente diferente dos demais. Será um evento grandioso com muitas experiências para mexer com todos os nossos sentidos.Queremos que toda a nossa comunidade participe e vivencie tudo o que preparamos. Por isso, para proporcionar maior conforto, a Unibes Cultural irá nos receber em seu auditório com capacidade para mais de 200 pessoas. Então, convidem todo mundo para confraternizar e nos despedirmos de 2019 em grande estilo!!

Agora vamos apresentar nossos convidados do mês:

Fábio de Sá é professor, ator, consultor e revisor de Libras. É precursor no Brasil de uma categoria literária chamada Visual Vernacular (VV). Desenvolveu um projeto no SENAC de filmes em Libras. Apresentador da TV CES no Youtube. Professor de Libras atuando na PUC-SP e CES Rio Branco desde 2012. Ministrou workshops de VV em países como Chile, Colômbia e Brasil (SC, MG e SP) e apresentou poesias utilizando a mesma técnica na França, Chile, Colômbia e Brasil. Participou do Festival Clin d’Oeil realizado na França e do Sétimo Festival Internacional Arte Sordo Visual Vernacular realizado na Colômbia.

Atriz, poeta e dançarina, Catharina Moreira começou seus estudos bem cedo, sempre tendo a arte em sua vida. Sua trajetória foi da dança para a poesia com intensa participação no SLAM do corpo. Da poesia para ações performáticas. Também atua como contadora de histórias em libras e oficineira brincante no gRUPO êBA! A experiência no teatro sempre foi significativa e ganhou força como profissão atualmente com a experiência na peça \Todas/ da Mostra de Teatro de Curitiba. Expositora WIS, Oiol, GDAF e Mc Slam na França.

Paulo Vieira dedica a sua vida em prol de fazer barulho por aqueles que vivem em silência. É conselheiro da Gestão da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, conselheiro da Gestão da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, ex-Presidente da Associação dos Surdos de São Paulo por 3 gestões, instrutor de Libras proficiente pelo MEC desde 2006 e participante do Projeto LBI – Lei Brasileira de Inclusão nº 13.146/2015. Foi um dos idealizadores e persistiu na aprovação da Lei Municipal nº 14.441/2007, que criou a Central de Intérpretes e Guias-Intérpretes no município de São Paulo, a primeira inaugurada em todo Brasil. Trabalhou como assessor parlamentar da Deputada Federal Mara Gabrilli, responsável pelas questões envolvendo a Comunidade Surda e, atualmente, é diretor do Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Na segunda-feira (02/12/2019)  abriremos as inscrições e voltamos aqui para avisar vocês. Fiquem de olho em nossos canais que vem coisa boa!!

Nosso encontro de Outubro está chegando, e já é hora de conhecer quem vai nos colocar no Flow durante a palestra do evento desse mês - nosso palestrante para o #CMFlow é o Felipe Teobaldo:

Planejamento e Futurista, 31 anos, especialista em Estratégias de Disrupção (Harvard Business School) e em Tecnologias Exponenciais (Singularity University) responsável pelo setup de núcleos de digital e social media de agências como FBC e consultor nacional para redes sociais como Tumblr e Twitter. Lidera e treina equipes sobre Cultura Digital, Espírito do Tempo e Consumer Experience para grandes grupos como Pernod-Ricard, Ambev e Santander. Atua no mercado de comunicação com foco em pós-demografia, contra-cultura e produtos plant-based em parceria com a agência carioca Hardcuore.

Batemos um papo rápido com o Teo para conhecer um pouco mais sobre ele e apresentá-lo melhor a vocês! Confiram o papo:

Quem você é?

Eu sou um desejo enorme de aprender misturado com uma paixão muito antiga por ajudar. Minha vida sempre misturou muito dessas duas forças, a curiosidade e a comunidade. Acho que por isso minha única constante é que provavelmente eu vou mudar muito ainda, ao conhecer quem a vida decidir me apresentar - como já mudei até aqui seguindo esse flow.

Do que você mais gosta em São Paulo?

Eu gosto da serendipidade - essa magia que a cidade tem de sempre te apresentar quem você precisa conhecer e não sabia. Eu gosto de aprender com ela, de visitar lugares, de ouvir quem é dali. Pra mim não tem prazer maior urbano do que visitar o bairro italiano para conhecer a cozinha italiana, e o japonês, e o alemão. São tantos países, cidades e histórias ao redor. Eu adoro descobrir e em São Paulo tem muito pra se descobrir.

Eu entro no meu fluxo quando estou…

… plenamente conectado aos outros. Quando compreendo a minha parte do trajeto e assumo a responsabilidade que me cabe em cuidar e promover a rede que me cerca.


O #CMFlow ocorre na sexta-feira, dia 18/10, das 8h as 10h da manhã. As inscrições se abrem na segunda-feira, 14/10, às 11h - fique de olho na nossa newsletter em nossas redes sociais para garantir seu lugar assim que abrirem!

Conheça os Palestrantes do #CMMuse!!

Nesse mês, abriremos o microfone e teremos não apenas um, mas QUATRO palestrantes, todos eles selecionados com muito carinho dentre a nossa comunidade criativa para contar suas histórias de inspiração! Que tal conhecê-los melhor? 😉


Natália Silva

Natália é psicóloga, noiva, cheia de sonhos e desejos e aprendeu com a vida que a empatia, o amor e o relacionamento são essenciais para uma existência plena. Trabalha há 10 anos ajudando as pessoas a construírem sua história através da auto-estima, inspirando-as a acreditar que a vida não é só de perdas e frustrações, mas de muitas conquistas, lutas e amores.

André Secco Richter

André é um apaixonado declarado por esportes, e faz desse contato diário um negócio, que gera impacto positivo na sociedade. Advogado, com pós-graduação em Gestão estratégica de negócios e em Finanças e Governança Corporativa, está à frente da alster, uma plataforma com a missão de apoiar e viabilizar os sonhos esportivos de atletas brasileiros, transformando o esporte a partir da colaboração por meio de um crowdfunding focado exclusivamente em projetos esportivos.

Tatiana Barros

Design na alma e códigos na veia! Uma designer em transição de carreira que se apaixonou por códigos eembarcados e hoje quer usar a tecnologia para criar experiências impactantes para as pessoas através da tech art.

Carol Aguiar

Carol é mãe, esposa e empreendedora, com uma paixão por conectar pessoas e desenvolver novos negócios. Especializada em Marketing de Relacionamento, Endomarketing e Comunicação Interpessoal, atua como Networker e Palestrante e escreve artigos nas áreas de conexão humana, inteligência relacional e networking. Em 2017, criou em São Bernardo do Campo o Projeto “Conversa de Mulher”, que acolhe e instrui seus mais de 1000 membros em suas jornadas de empreendedora e de autoconhecimento.

E aí, Curtiu? =)

O #CMMuse acontecerá no próximo dia 20/09, das 8h às 10h da manhã, na Questtonó (Av. Pompéia, 723). As inscrições abrem na próxima segunda-feira, dia 16/09, às 11h - fique de olho para garantir seu lugar!

Mariana Serrano é advogada, graduada e mestre em Direito do Trabalho pela PUC/SP. Especialista em Direito Sindical e Direitos das Mulheres e da População LGBTI+. Cofundadora da deFEMde - Rede Feminista de Juristas. Coordenadora do Núcleo de Diversidade e Inclusão de Trabalhadores da Comissão de Diversidade Sexual da OAB/SP. Membro da Comissão de Direito Sindical da OAB/SP. Membro da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia. Sócia-fundadora em Claro & Serrano Advocacia.

Batemos um papo rápido e mais informal com a Mari e fizemos algumas perguntas pra que toda nossa comunidade possa conhecer melhor nossa palestrante desse mês! Vamos a elas? ;)

Quem você é?

Sou a Mari Serrano, sou advogada, bissexual, cantora e compositora e uma das fundadoras da Rede Feminista de Juristas (um coletivo que, bem resumidamente, tem como objetivo combater o machismo, racismo e LGBTfobia através do Direito). Sou leonina, terei 31 anos quando o programa for realizado e sou a louca dos gatos.

Para você, onde criatividade e justiça se encontram?

A criatividade tem uma parte importante da minha vida, seja como compositora (em que a relação é mais óbvia) seja como advogada. Em ambos os casos ela é muito importante para meu senso se justiça. Na música, porque minhas composições foram quase como um expurgo de situações de injustiça. No Direito, pois a justiça que ele tanto defende é uma justiça de poucos, e de pessoas com características muito parecidas, e precisamos ser criativas se quisermos propor um Direito justo para mais pessoas, e para pessoas mais diversas. 

O que você mais gosta em São Paulo?

O fato de ter todos os tipos de comida. Sou apaixonada por comer, inclusive amei que o Creative Mornings tem um café da manhã incrível e grandão. Comerei bastante!

“Eu contribuo com um mundo mais justo quando eu…”

…me reconheço nos meus privilégios e uso esse conhecimento todo que eu tive acesso, para dar lugar e oportunidades para quem não teve tudo isso a que eu tive contato.


Nosso evento de Agosto, o #CMJustice, ocorre na sexta-feira, dia 16, das 8h às 10h da manhã no onono, o Centro de Experiências Científicas e Digitais da BASF na América do Sul. Fique de olho nas nossas comunicações através das redes sociais e Newsletter para não perder a abertura das inscrições! Nos vemos lá? 😉

Cris Romagna feat. Emanazul 

Para celebrar o tema do mês (#CMWater) e o Dia Mundial da Água, Cris Romagna – músico querido que há mais de dois anos vem desenvolvendo o projeto de compor uma música inédita inspirado pelos temas dos eventos – recebe o grupo Emanazul – que também já esteve conosco em fevereiro de 2017.

Nossa edição de março não terá apenas uma canção, mas um pocket show realizado por essa parceria linda <3

Já fez sua inscrição?

Sobre o Emanazul

Emanazul é o projeto musical de Ana Clara Cenamo e Renato Dias. Juntos há 15 anos, com uma filha de 11, o casal começou a compor a partir de um caminho de autodesenvolvimento e consciência.

Com composições próprias e músicas andinas em seu repertório, a dupla propõe uma delicada pausa para falar da natureza, dos desafios da vida e para celebrar as relações.

Um dos projetos do Emanazul visa celebrar os 4 elementos - Agua, Terra, Fogo e Ar. Ide were were, primeira música lançada no Spotify, homenageia mamãe Oxum, mãe das águas.

O propósito do trabalho, segundo eles é “fazer música para, através de belas harmonias e poesias, emanar boas ondas sonoras!”.

O tema do mês é Água

É a principal fonte de toda a vida. O elemento vital que constitui até 60% de nossos corpos. É o líquido do qual não bebemos o suficiente mas, ainda assim, desperdiçamos facilmente. É o lar de milhões de espécies, mistérios e saberes não-descobertos.Sabemos mais sobre as estrelas no céu do que sobre as profundezas de nossos oceanos. Podemos usá-la para salvar vidas. Se usada imprudentemente, pode tirar vidas. Pensamos que existe em abundância, mas apenas um por cento pode ser utilizado. Se não protegermos nossas águas, o que acontecerá então com a vida? Nosso capítulo de Perth escolheu “Água” como centro da exploração global desse mês, e a Sofia Varano ilustrou o tema.

O evento deste mês acontece no dia 22 de março

Ah, não esqueça que vamos enviar o link para as inscrições na segunda-feira dia 18, na mesma semana do evento! Por isso, fique de olho na sua caixa de entrada e nas redes sociais para saber mais sobre quem será o/a palestrante do mês.

Sobre o local

Nós existimos com o objetivo de criar relações fortes e provocativas entre boas marcas e seus consumidores. Somos a maior agência independente do mundo com uma rede de 8 escritórios e 1.297 pessoas vindas de 52 países. Em São Paulo, abrimos nossas portas em dezembro de 2010 com a missão de criar ideias que se tornem parte da cultura popular no Brasil, na América Latina e no mundo. A Wieden+Kennedy fica na Rua Natingui, 442, Vila Madalena, 12 minutos a pé da estação do metrô e terminal de ônibus Vila Madalena. Agora é só aguardar a abertura das inscrições! ⏰

Nos ajude a manter a comunidade criativa de São Paulo inspirada!

O CreativeMornings é um evento mensal oferecido gratuitamente para a comunidade criativa de São Paulo. São 12 eventos por ano, café-da-manhã e uma palestra inspiradora, uma sexta-feira por mês.

O CreativeMornings surgiu em 2008 em New York e hoje acontece em 196 cidades em 66 países para cerca 20 mil pessoas por mês!!!

Estamos à procura de empresas entusiasmadas em conectar com essa comunidade criativa engajada, com visão de futuro e potencial de influenciar verdadeiramente milhares de pessoas.

Apoio com o espaço para o evento

  • Menção nos agradecimentos durante o evento
  • Divulgação junto às comunicações da edição por e-mail
  • Reconhecimento nas redes sociais

Apoio com produtos e/ou serviços

  • Exposição de marca na página do CreativeMornings São Paulo
  • Menção nos agradecimentos durante o evento
  • Reconhecimento nos disparos de e-mail
  • Reconhecimento nas redes sociais

Patrocínio

  • Exposição de marca na página do CreativeMornings São Paulo
  • Menção nos agradecimentos durante o evento
  • Reconhecimento nos disparos de e-mail
  • Agradecimento na cobertura dos eventos nas redes sociais
  • Espaço para ativações e conversas com a nossa comunidade durante o evento
  • 10% das inscrições para funcionários e/ou parceiros

Marque um café através do e-mail

saopaulo@creativemornings.com

para conversar melhor sobre as oportunidades!

Recomeçar

As penúltimas sextas do mês são as mais saborosas e inspiradoras de São Paulo, recebendo uma das 191 edições do CreativeMornings do mundo.

O evento dá as boas-vindas aos participantes com pães da Beth Bakery, biscoitinhos e bolinhos Celivita, as barrinhas mais gostosas da EnjoySnacks, brownies feitos carinhosamente pelo Caio e aquele café especial oferecido pelo Willow Tree Coffee; entre tantas outras delícias garantidas pelos nossos apoiadores.

A primeira parte do evento estimula a interação entre as pessoas. Com um adesivo na camiseta informando nome e a resposta para a pergunta do dia – das mais simples às mais existenciais –,  o primeiro passo para se iniciar conversas animadas está dado.

A melhor forma de iniciar uma manhã, a gente acredita, é com uma mesa cheia e pessoas interessantes para conhecer.

Cada edição acontece em um espaço diferente e estimulante. Em novembro, quem nos recebeu foi a ThoughtWorks Brasil, em seu escritório na Av. Paulista. O ambiente amplo e bem colorido casou com os humores da manhã e embalou o parabéns para nosso músico e voluntário Cris Romagna, que fez aniversário na véspera. Ele compõe canções exclusivas para o CreativeMornings desde 2016 e algumas delas podem ser encontradas em seu perfil no Spotify Cris Romagna.

A palestrante do mês foi a Juliana Serbeto, uma das criadoras do projeto Exnap, que auxilia no processo de separações e recomeços. Formada em Direito e natural de Salvador, ela iniciou sua fala traçando um paralelo entre desistência e recomeço. O peso do fracasso de se desistir de algo contrapõe à coragem e energia nos recomeços, então por que não fazer as pazes com a desistência?

Abrir mão de um caminho pode ter mais a ver com um ato de coragem do que de falha. E uma vez que tomamos esta decisão, o melhor a se fazer é olhar para frente ao invés de girar em torno do fim.

Ao auxiliar a filha mais velha nos estudos, Juliana descobriu que a palavra “revolução” significava voltar ao início. Diferente da conotação que damos atualmente, era o desejo de retornar ao ponto de partida, já conhecido. Tão cíclico quanto o ato de recomeçar. E à partir disso, ouvimos sua história de vida envolvendo carreira, mudança de cidade, maternidade e casamento; recomeços constantes.

Em suas palavras, “é difícil enxergar um futuro quando não se consegue lidar com o presente”, e é aí que a mágica do recomeço acontece. Chega a hora de ouvir a coragem que há em nós para mudarmos nossos sonhos e objetivos e, principalmente, para enfrentar aquele medo constante de falhar.

Recomeçar nos exige dar um passo para trás antes de caminharmos adiante, e essa parte do processo é, no geral, a mais assustadora. Mas Juliana nos lembrou nesta edição o quanto esse momento é necessário e que, também, somos capazes de passar por ele quantas vezes se fizerem necessárias.

Recomeçamos o tempo todo; seja numa casa nova, num emprego ou em um novo hobby.

Que a gente não deixe a energia dos recomeços apenas para as viradas do ano e que o medo de “desistir” nunca seja maior que nossa coragem para recomeçar.

Esse registro narrativo foi feito com <3 pela voluntária Patricia Bastos

As fotos são uma cortesia do voluntário Daniel Pinheiro.


O CreativeMornings é inteiramente realizado por voluntários e marcas apoiadoras, que garantem um bom café da manhã e um ambiente animado enquanto todo mundo conversa e se conhece. Nossos patrocinadores globais são Mailchimp, Adobe e Wordpress, nosso patrocinador local é next e nossos apoiadores locais são altoseventos, Aquele Ditado, Beth Bakery, Celivita, Daniel Pinheiro, Enjoy Snacks, Ghiberti, Mosaico Fluido, Profile, Spanda e Verde Campo.

O CreativeMornings também é espaço para conectar. Temos uma comunidade maravilhosa de pessoas criativas em São Paulo. E queremos tornar essa comunidade ainda mais diversa e rica! Que tal trazer seus amigxs para o café-da-manhã mais esperado do mês?

Nosso o próximo evento, #CMRestart, acontece no dia 23/11.


Foto: Daniel Pinheiro (www.danielpinheiro.com.br)

more