Casa Comum da Humanidade

July 19, 8:30am - 10:00am WEST. Hosted at Synergy Coworking

part of a series on End


About the speaker

Orfeu Bertolami nasceu em São Paulo, Brasil, em 1959. Licenciado em Física pela Universidade de São Paulo, obteve o mestrado no Instituto de Física Teórica em São Paulo, o Grau Avançado em Matemática e o doutoramento em Física Teórica em 1987, respectivamente nas Universidades de Cambridge e Oxford, no Reino Unido. Desenvolveu actividades de investigação no Institut für Theoretische Physik em Heidelberg, no Centro Europeu de Investigação Nuclear (CERN) em Genebra, na secção de Turim do Istituto Nazionale di Fisica Nucleare e na Universidade de Nova Iorque. Foi professor no Departamento de Física do Instituto Superior Técnico e atualmente é Professor Catedrático no Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Publicou artigos científicos nas áreas da astrofísica, cosmologia, física e propulsão espacial, gravitação clássica e quântica, teorias de cordas quânticas e sobre a física do sistema terrestre. Já apresentou palestras em conferências internacionais na Europa, Rússia, Coreia, Japão, China, Brasil, Argentina, Chile e Estados Unidos. Tem participado em actividades de divulgação apresentando muitas dezenas de palestras sobre temas como a unificação das interacções fundamentais da natureza, o bosão de Higgs, o Big Bang, a estrutura em larga escala do Universo, as explosões de raios gama, a origem da vida, ciência e literatura, a vida e a obra de Albert Einstein e de Galileu. É autor do “Livro das Escolhas Cósmicas”, publicado pela Gradiva em 2006, uma narrativa da história da física do Universo da antiguidade até os nossos dias. É co-autor, com Martin Tajmar, do texto sobre um putativo controle da gravitação, publicado pela Agência Espacial Europeia em 2002. É co-autor dos livros “Do Big ao Homem” e “Seis Breves Apontamentos de Cosmologia Contemporânea”, este último em coautoria com Jorge Páramos.

Foi galardoado com o terceiro prémio da Gravity Research Foundation dos Estados Unidos em 1999, com o Prémio União Latina de Ciência em 2001, o Prémio Universidade Técnica de Lisboa/Santander Totta de excelência científica nas áreas de Biofísica e Física em 2007, e nomeado Outstanding Referee pela American Physical Society em 2013. Colabora em projectos europeus no estudo da estrutura microscópica do espaço-tempo, da física da matéria escura e de energia escura, e em problemas de física fundamental no espaço.

Local partners

Additional details

As CreativeMornings estão de volta no dia 19 de Julho para falar de Fim, com o Prof. Orfeu Bertolami, numa conversa sobre o Fim, a finalidade das coisas e o planeta Terra como um condomínio.

Vem ter connosco ao Synergy Coworking na Av. Fernão de Magalhães, 613 e descobre na primeira pessoa!

*Este espaço não é aconselhado a pessoas com mobilidade reduzida.