Raquel Patriarca

March 24, 8:30am - 10:00am CET. Hosted at ESPIGA

part of a series on Taboo


About the speaker

Raquel Patriarca (Benguela, 1974) historiadora da escola da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e autora de livros para crianças, doutorou-se com uma tese sobre a História do livro infanto-juvenil em Portugal entre 1870 e 1940. Bibliotecária, documentalista e investigadora, é também praticante da assídua mediação de leitura para o público mais jovem. No âmbito da História é autora de Ambições régias: o declínio do poder municipal, da colecção História do Porto dada à estampa pela QuidNovi em 2010, de Era Uma vez o Porto, com ilustrações de Carla Cadete, em 2014, e de Porto. Roteiro História com fotografias de Sérgio Jacques, ambos com edição da Verso da História.

Para crianças é autora de A Abelha Zarelha e A Barata Patarata e o Escaravelho Trolaró, ilustrados por Marta Jacinto, na colecção Livros com Bicho, na chancela Booklândia de 2012 e 2015, respectivamente. Em co-autoria com Ana Luísa Amaral, Joana Espain e José Ferreira, e com ilustrações de Anabela Dias, assina o livro Doses de Magia, uma edição conjunta da Associação Vida e da Direcção Geral de Saúde; e A Inocência das Facas, com o texto Canto de Chão ilustrado por Cristina Valadas, uma edição Tcharan de 2015.

É autora do blogue Blankbluebook ou com quantas palavras se escreve ‘escritor’? dedicado às bibliotecas, aos livros e à leitura. Colabora com as revistas Elos: Revista de Literatura Infantil e Xuvenil, A Página da Educação e E-Fabulations: E-journal of children’s literature.

Local partners

Additional details

O que é, afinal, o Tabu? De onde vem, que função lhe foi entregue e quantos tipos de tabus nos podem atrapalhar a vida? Há, sem fazer muitas contas, os tabus de que não falamos, aqueles que nos recusamos a comer, e os dos gestos que nos ensinam a evitar… Ultima pergunta: o tabu é bom, é mau ou simplesmente é? Vamos conversar sobre tudo e se não encontrarmos as respostas, pelo menos trocamos boas perguntas! - Raquel Patriarca

O Espiga é um óptimo espaço no Jardim do Carregal junto à Baixa do Porto, apenas a um par de minutos a pé da Cordoaria e da entrada principal do hospital de Santo António. Existem bastantes lugares de estacionamento nas imediações para quem vier de automóvel; já para quem se deslocar de transporte público, recomendamos a estação de metro dos Aliados, a não mais que 10 minutos a pé.