Skip to main content

Adriana Carranca

Por que a confiança é uma porta para o mundo?

part of a series on Trust

06:19

clock
(Shift + Enter to play/pause. Shift + Tab to replay.)

Adriana Carranca descreve suas experiências e a importância da confiança no ser humano

A confiança é o fio invisível que tece o tecido de nossos relacionamentos e da sociedade juntos. Mas, em tempos turbulentos, a dúvida pode afetá-la ou eliminá-la. A ideia da edição de julho do CreativeMornings Santos é ajudar você a ampliar seu círculo de confiança, conhecendo as histórias múltiplas de Adriana Carranca, uma mulher que construiu um legado imenso através da escrita, da cobertura em zonas de conflito, temas espinhosos e jornalismo internacional e investigativo. Para fazer tudo isso, além de muitas características e talento, a confiança - e informações confiáveis - são primordiais.

About the speaker

Adriana Carranca é uma aclamada escritora e jornalista brasileira que nasceu em Santos. Especialista em cobertura internacional, foi enviada especial no Haiti, na Síria, no Paquistão, no Afeganistão, no Iraque, no Irã, no Egito, na Indonésia, nos territórios palestinos, na República Democrática do Congo, no Sudão do Sul e em Uganda. Começou como repórter em 2002 no jornal O Estado de S. Paulo, onde foi repórter especial e colunista. Também participou com uma coluna semanal no jornal O Globo e tem duas colunas semanais na rádio CBN Brasil. Publicou artigos em Foreign Policy, The Atlantic, New York Times, Columbia Journalism Review e Slate (edição francesa). Antes de entrar no Estadão, trabalhou na TV Tribuna e na Veja SP.

Foi considerada em 2016 uma das dez jornalistas brasileiras mais admiradas. É co-fundadora e diretora da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.

É mestra em jornalismo pela Columbia University. Possui também um mestrado em Políticas Sociais e Desenvolvimento pela London School of Economics. Formou-se em Comunicação Social na Universidade Católica de Santos.

Em 2015, foi a entrevistada do programa Roda Viva, para falar de sua experiência em cobertura de áreas de conflito.

Carranca já foi agraciada com o Troféu Mulher Imprensa, que homenageia as jornalistas brasileiras que mais se destacaram em determinado ano. Recebeu o Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo, na categoria "Cobertura internacional"; no ano anterior, recebeu o "Grande Prêmio" da mesma cerimônia, por suas reportagens sobre a Guerra do Afeganistão. Em 2015, recebeu o Prêmio O Globo de melhor reportagem. Foi finalista do Prêmio Esso, em 2014, por uma série de reportagens sobre guerras na África.

Por sua atividade como escritora, conquistou o Jabuti com o livro digital infantil "Entre Sonhos e Dragões" e foi agraciada com o Prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (2016), além de ser duas vezes finalista do Prêmio Jabuti (2016 e 2011).

Desde 2017, Adriana vive na cidade de Nova York, nos EUA e concluiu seu mestrado em jornalismo pela Columbia University. Recebeu o prêmio Overseas Press Club e com um "fellowship", onde passou a trabalhar como pesquisadora para a universidade no projeto Global Migration. Durante esse período publicou matérias em mídias renomadas como The Atlantic e The New York Times.

Em 2024 lançou seu livro Soul by Soul, ainda sem versão em português.

Livros publicados
Malala, a menina que queria ir para a escola: Uma biografia infantojuvenil da paquistanesa Malala Yousafzai, vencedora do Prêmio Nobel da Paz por sua luta pela educação das meninas.

Entre sonhos e dragões: Narrativa inspirada em histórias reais exalta os talentos e a importância das garotas afegãs nas artes, no esporte e na educação.

O Irã sob o chador: Coautoria com Márcia Campos, oferece um panorama da sociedade iraniana sob o regime teocrático, com foco na vida das mulheres.

O Afeganistão depois do Talibã: Analisa os desafios da reconstrução do país após anos de guerra e domínio do Talibã, com foco na situação dos direitos humanos e das mulheres.

Favorite quotes from this talk

No quotes yet. Sign in to tag a quote!

*Crickets* Sign in to add a comment.