Joana teaches us to discuss matters in the “cafe philosophique” style - a carefully guided discussion that aims at moving closer to the truth other than prove one’s point of view. The one discussed in the video is “Is life a mystery?”“

About the speaker

Joana Rita é uma filósofa portuguesa, cujo trabalho principal consiste em levar a filosofia para dentro das salas de jardim de infância e do 1º ciclo. Desde 2008 que desenvolve oficinas de filosofia, para crianças e jovens, um pouco por todo o país. Na sua mochila leva jogos e abordagens lúdicas para provocar o pensamento crítico e criativo, junto de miúdos – e graúdos. Colabora com a Rádio Miúdos, com um programa semanal: “filosofia é coisa para miúdos”.

O seu projecto filocriatiVIDAde – filosofia e criatividade já viajou até Maputo, Moçambique. E prepara-se para outros vôos.

A par disto, o gosto pela comunicação e pela escrita foi alimentado através de colaborações junto de meios online como Onde Lisboa, Papel, Rua de Baixo, Palco das Artes, musicfest.pt e também da revista Gerador, onde criou a rubrica Café Central.

Profissionalmente assume funções de copywriter e de community manager. É também formadora em cursos de marketing digital, partilhando com os alunos a sua experiência no mundo social media.

Licenciada em filosofia, mestre em gestão de recursos humanos e filosofia aplicada, pós-graduada em consultoria de empresas, recursos humanos e filosofia para crianças, frequenta agora o segundo ano do mestrado de filosofia para crianças. Tem artigos publicados e mantém uma presença regular nos encontros académicos, dedicados a esta área da filosofia. É responsável pela criação e organização dos encontros Sentir Pensamentos | Pensar Sentidos, em parceria com Celeste Machado.

Não dispensa o café e uma boa conversa. Podem encontrá-la no Twitter e no seu blog, onde partilha algumas histórias curiosas que acontecem nas oficinas de filosofia para crianças e jovens. Dedica algumas horas ao voluntariado, no albergue da UPPA – União Para a Protecção dos Animais , que acolhe cães resgatados e/ou abandonados.

A convite das CreativeMorningsLx irá falar-nos numa pergunta misteriosa, que persegue a humanidade há anos. O sentido da vida. Será que a filosofia nos pode ajudar a investigar a(s) resposta(s)? Haverá formas mais ou menos criativas para lidar com o mistério do sentido da vida?

Favorite quotes from this talk

No quotes yet. Sign in to tag a quote!

*Crickets* Sign in to add a comment.