Fantasporto

January 25, 8:30am - 10:00am WET. Hosted at Porto i/o

part of a series on Surreal


About the speaker

Nasceu no Porto em 1951 e estudou nas Universidades de Coimbra e do Porto, tendo-se licenciado em Filologia Germânica. É uma mulher da Cultura, defensora do Porto e do Norte e dos Direitos da Mulher. É também escritora, crítica e investigadora de cinema e escultora.

Foi a primeira mulher a escrever crítica de cinema num jornal diário em Portugal. Escreve sobre cinema há mais de 40 anos e com Mário Dorminsky fundou a Revista Cinema Novo em 1978 e o FANTASPORTO - Festival Internacional de Cinema do Porto, de que é Directora desde a fundação, em 1981.

Realizou também mais de 40 exposições colectivas e individuais como Escultora, sendo membro-fundadora do Movimento REM que gere a galeria/espaço arte/atelier REM na Rua Miguel Bombarda.

Additional details

As CreativeMornings regressam ao Porto no próximo dia 25 com uma conversa com uma das fundadoras do FANTASPORTO, Beatriz Pacheco Pereira, para nos falar do tema do mês: SURREAL.

E no que pensas tu quando esta palavra te surge à frente? Será que pensas no Surrealismo como movimento artístico e literário que surgiu na Europa na década de 20? Pensas na arte de Frida Kahlo ou Salvador Dalí? A primeira coisa que te surge são as ligações com as teorias psicanalíticas de Freud e as teorias políticas de Marx? Ou pensarás porventura no cinema do Luis Buñuel?

Vem ter connosco ao espaço de Cowork do Porto i/o na R. de António Pedro, n.º 24 - 1.º Andar e descobre na primeira pessoa!