Mariana Serrano é advogada, graduada e mestre em Direito do Trabalho pela PUC/SP. Especialista em Direito Sindical e Direitos das Mulheres e da População LGBTI+. Cofundadora da deFEMde - Rede Feminista de Juristas. Coordenadora do Núcleo de Diversidade e Inclusão de Trabalhadores da Comissão de Diversidade Sexual da OAB/SP. Membro da Comissão de Direito Sindical da OAB/SP. Membro da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia. Sócia-fundadora em Claro & Serrano Advocacia.

Batemos um papo rápido e mais informal com a Mari e fizemos algumas perguntas pra que toda nossa comunidade possa conhecer melhor nossa palestrante desse mês! Vamos a elas? ;)

Quem você é?

Sou a Mari Serrano, sou advogada, bissexual, cantora e compositora e uma das fundadoras da Rede Feminista de Juristas (um coletivo que, bem resumidamente, tem como objetivo combater o machismo, racismo e LGBTfobia através do Direito). Sou leonina, terei 31 anos quando o programa for realizado e sou a louca dos gatos.

Para você, onde criatividade e justiça se encontram?

A criatividade tem uma parte importante da minha vida, seja como compositora (em que a relação é mais óbvia) seja como advogada. Em ambos os casos ela é muito importante para meu senso se justiça. Na música, porque minhas composições foram quase como um expurgo de situações de injustiça. No Direito, pois a justiça que ele tanto defende é uma justiça de poucos, e de pessoas com características muito parecidas, e precisamos ser criativas se quisermos propor um Direito justo para mais pessoas, e para pessoas mais diversas. 

O que você mais gosta em São Paulo?

O fato de ter todos os tipos de comida. Sou apaixonada por comer, inclusive amei que o Creative Mornings tem um café da manhã incrível e grandão. Comerei bastante!

“Eu contribuo com um mundo mais justo quando eu…”

…me reconheço nos meus privilégios e uso esse conhecimento todo que eu tive acesso, para dar lugar e oportunidades para quem não teve tudo isso a que eu tive contato.


Nosso evento de Agosto, o #CMJustice, ocorre na sexta-feira, dia 16, das 8h às 10h da manhã no onono, o Centro de Experiências Científicas e Digitais da BASF na América do Sul. Fique de olho nas nossas comunicações através das redes sociais e Newsletter para não perder a abertura das inscrições! Nos vemos lá? 😉